Produção de Vídeo com o Movie Maker: Um Estudo Sobre o Envolvimento dos Alunos de 9° Ano na Aprendizagem

O artigo escrito por Sónia Cruz e por Ana Carvalho ,2007, nos traz uma proposta pedagógica com a utilização do software Movie Maker e com a publicação destes vídeo no site You Tube. As atividades ocorreram com uma turma de 9° Ano do Ensino Fundamental, com 27 alunos, no horário das aulas de História, ocorrendo no período de 2006/2007, durante 6 aulas.

Para análise da atividade, as pesquisadoras aplicaram um questionário com o objetivo de averiguar o nível de conhecimento dos alunos em relação ao software que seria posteriormente utilizado, após as pesquisadoras verificaram que os alunos tinham um conhecimento básico em relação ao Movie Maker, o que viabiliza o andamento da atividade em relação ao software.

Os alunos foram dividos em grupos com o desafio de realizar uma produção em vídeo editado no Movie Maker. O assunto central da turma era "As mutações na estrutura social e nos costumes no início do século XX", com a possibilidade de escolha dos temas:

* A emancipação feminina;
*Os loucos anos 20;
*A cultura de massa e mass media.

Logo, vemos uma tabela com os resultados dos questionários aplicados após a apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos.




Assim, com o decorrer das atividades, as pesquisadoras puderam perceber a necessiade que os alunos tinham em buscar informações confiáveis para a produção dos vídeos, bem desenvolveram a competância de "[...] pesquisar, analisar, sintetizar, ler diferentes fontes e cruzar informações para produzir um trabalho final.[...]" (CRUZ e CARVALHO, 2007). Em relação ao trabalho em grupo realizado, as pesquisadoras percebram que com o decorrer das atividades, os alunos interagiam cada vez mais.
Para finalizar, deixo uma citação das autoras (2007):

Os alunos são envolvidos num desafio que não é exclusivamente
da aula, mas sim algo com visibilidade externa. O aluno é o
protagonista, o produtor do filme. A tarefa não é apenas para
entregar ao professor, mas para ser reconhecida tanto na
escola quanto fora dela. Ao mesmo tempo, o professor deixa de
estar preocupado apenas em econsegue mediar com mais eficácia
o processo para que os alunos aprendam.

0 comentários:

Postar um comentário