Entender podcast



Web 2.0 tem ampliado a sua potencialidade de uso na Educação de forma exponencial. Produzir conhecimento online seja em rede social, blog, comunidades de aprendizagem, eventos online ( webconferencia, MSN, fóruns, seminários, congressos transmitidos via radioweb), seja na interação entre os pares mediados por wikis, comentários em blogs, podcasts, youtube e suas inscrições em canais não é novidade. O potencial de armazenamento e socializando de forma compartilhada das informações que passam a ser produzidas também pelos usuários em portais, revistas cientificas ou jornalísticas deve ser um elemento que favorece a estrutura organizativa da escola.

Este cenário já é percebido em educação quando alunos e professores são conectados promovendo interrelacão entre aluno-professor mediado por dispositivos comunicacionais próprios da Internet, seja em documentos em formato .doc, áudio ( wav, MP3) vídeo capturada em celulares e editados no movie maker ou em serviços disponibilizados em sites online

Os áudios publicados em “Podcast permite ao professor disponibilizar materiais didácticos como aulas, documentários e entrevistas em formato áudio que podem ser ouvidos pelos estudantes a qualquer hora do dia e em qualquer espaço geográfico. (Barca, etall,2007). Isto graças a sua característica em ser de fácil utilização, permitir a utilização de textos, imagens, áudio, vídeo e hipertexto.

Além da facilidade de utilização, organização dos conteúdos e idéias para atualização e alteração dos episodios em posts já publicados.

Outro elemento importante é a forma de utilização que não se prende ao aluno ou professor estarem online. Estes arquivos podem ser transferidos, rapidamente, para o computador, dispositivos de reprodução digital de áudio ( como ipods, mp3 players, mp4, etc.) para serem consultados, ouvidos independente do tempo-espaço.(em casa, na escola, no carro, no trabalho) um não lugar.

Como a produção do áudio e do vídeo, não exige conhecimentos aprofundados de informática, pode acontecer na interrelação professor-conteudo-aluno e editores de áudio e vídeo e ainda, o processo de aprendizado não se completa sem uma avaliação. Neste sentido, o professor no acompanhamento desta produção ao pontuar cada etapa desde a criação do roteiro até a publicação do vídeo pode surpreender com o desempenho dos seus alunos desenvolvendo assim, a autonomia e criatividade.


PODCAST EM EDUCAÇÃO: UM CONTRIBUTO PARA O ESTADO DA ARTE.
Barca, A., Peralbo, M., Porto, A., Duarte da Silva, B. e Almeida, L. (Eds.) (2007). Libro de Actas do Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. A.Coruña/Universidade da Coruña: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. ISSN: 1138-1663.

0 comentários:

Postar um comentário